Exemplo de Atribuições:
CARGO: COORDENADOR PEDAGOGICO DA ESCOLA – GRATIFICAÇÃO
Síntese de Deveres: Atividade de funções articuladora, formadora e transformadora, sendo o elemento mediador entre currículo e professor. Na função articuladora, seu papel principal é oferecer condições para que os professores trabalhem coletivamente as propostas curriculares, em função de sua realidade. Na função formadora, compete-lhe oferecer condições ao professor para que se aprofunde em sua área específica e trabalhe com ela. Na função transformadora, cabe-lhe o compromisso com o questionamento, ou seja, ajudar o professor a ser reflexivo e crítico em sua prática.
Exemplo de Atribuições:
- Acompanhar e avaliar o ensino e o processo de aprendizagem, bem como os resultados do desempenho dos alunos;
- Atuar no sentido de tornar as ações de coordenação pedagógica espaço coletivo de construção permanente da pratica docente;
- Assumir o trabalho de formação continuada, a partir do diagnóstico dos saberes dos professores para garantir situações de estudo e de reflexão sobre a prática pedagógica, estimulando os professores a investirem em seu desenvolvimento profissional;
- Assegurar a participação ativa de todos os professores do segmento/nível objeto da coordenação, garantindo a realização de um trabalho produtivo e integrador;
- Organizar e selecionar materiais adequados às diferentes situações de ensino e de aprendizagem;
- Conhecer os recentes referenciais teóricos relativos aos processos de ensino e aprendizagem, para orientar os professores;
- Divulgar práticas inovadoras, incentivando o uso dos recursos tecnológicos disponíveis;
- Auxiliar os professores a fazerem as devidas articulações curriculares, considerando as suas áreas especificas de conhecimentos, os alunos com quem trabalha, a realidade sociocultural em que a escola se situa e os demais aspectos das relações pedagógicas e interpessoais que se desenvolvem na sala de aula e na escola;
- Possibilitar ações de parceria, de modo que, movidas por necessidades semelhantes, se implicam no desenvolvimento de ações para atingir objetivos e metas comuns, de modo a pôr em movimento as metas curriculares propostas;
- Atribuir novos significados à pratica educativa da escola e à prática pedagógica dos professores;
- Participar no coletivo da escola como aquele que permite e estimula a pergunta, a dúvida, a criatividade, a inovação, proporcionando espaços de mudanças curriculares necessárias e desejadas pelos professores, para cumprir seus objetivos educacionais.
- Promover a construção e reflexão sistemática da prática pedagógica, reavaliando as ações planejadas;
- Articular a elaboração participativa do Projeto Político-Pedagógico da Unidade Escolar;
- Coordenar, acompanhar e avaliar a execução do Projeto Político-Pedagógico da Unidade Escolar;
- Coordenar, acompanhar e avaliar a elaboração e execução do Plano de Estudos, Plano de Trabalho do Professor, Planejamentos, e Plano de Desenvolvimento Escolar (PDE);
- Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na Unidade Escolar;
- Acompanhar o processo de implantação das diretrizes da Educação relativas à avaliação da aprendizagem e ao currículo, orientando e intervindo junto aos professores e alunos, quando solicitado e/ou necessário;
- Coletar, analisar e divulgar os resultados de desempenho dos alunos, visando à correção e intervenção no Planejamento Pedagógico;
- Analisar e avaliar junto aos professores as causas da evasão e retenção, propondo ações para superação;
- Desenvolver e coordenar sessões de estudos nos horários de hora-atividade, viabilizando a atualização pedagógica;
- Coordenar e acompanhar as atividades nos horários de hora-atividade na Unidade Escolar;
- Propor e planejar ações de atualizações e aperfeiçoamentos dos professores, visando a melhoria do desempenho profissional;
- Divulgar e analisar junto à Comunidade Escolar, os documentos e diretrizes emanadas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, buscando implementa-las na Unidade Escolar;
- Propor e incentivar a realização de palestras, encontros e similares, com grupos de alunos e professores, sobre temas relevantes à formação integral do educando e ao desenvolvimento da cidadania;
- Propor em articulação com a direção, a implantação e implementação de medidas e ações, que contribuam para promover a melhoria da qualidade do ensino e o sucesso escolar dos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino;
- Participar de Cursos, Seminários, Encontros e similares, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto;
- Cumprir e fazer cumprir a legislação vigente;
- Manter um vínculo direto de comunicação com alunos e pais ou responsáveis, principalmente quanto ao desenvolvimento das aprendizagens;
- Planejar, organizar e coordenar os encontros de planejamentos coletivos dos professores;
- Acompanhar e verificar os planejamentos individuais, registrando em cadernos específicos seus apontamentos;
- Conferir cadernos de chamadas, rubricar os mesmos e colocar as anotações necessárias;
- Propor, elaborar e supervisionar a elaboração de pareceres e ou diagnósticos, bem como, dos projetos que serão trabalhados pelos professores;
- Acompanhar o desenvolvimento das ações educativas realizadas fora da sala de aula que também estão direcionadas para a formação dos alunos;
- Fazer em documento específico o controle das aulas de cada componente curricular;
- Fazer registros coletivos da turma e individuais de cada aluno, para que possa perceber os avanços e os entraves numa melhor qualidade de ensino e apresentar bimestralmente os resultados para SMECD;
- Quando o professor estiver liberado de cumprir o planejamento na escola, a coordenação pedagógica deverá conferir se o professor realmente cumpriu com a sua função fora do ambiente escolar, isto é, o professor comunica com antecedência a sua intenção de cumprir o planejamento em casa e as atividades que vai desenvolver e no retorno à escola o professor apresenta para a coordenação pedagógica o trabalho desenvolvido.
- A coordenação pedagógica fará em caderno específico o registro dos profissionais que deixarem de cumprir o planejamento: a não execução do mesmo, o não cumprimento de horários ou não cumprirem os prazos estabelecidos para a entrega de notas, pareceres, cadernos de chamada, etc.. Após três registros será encaminhado à SMECD um relatório a partir do qual a Secretaria poderá proceder numa advertência por escrito ao profissional.
Responsável e Horários
Nilton César do Nascimento
Contato:
escolaindependencia@outlook.com
(55) 99614-5429
Horários de atendimento:
Sem Atendimento devido ao Coronavírus (se necessário entrar em contato com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto)
Endereço
Linha Ismael, 600 / Interior Bairro: Ismael
Esperança do Sul/RS