A Festa do Colono e do Motorista é uma festa tradicional da Administração Municipal de Esperança do Sul em conjunto com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e instituições financeiras, a qual é realizada a cada dois anos.

A extensa programação iniciou com a alvorada festiva, seguida do tradicional desfile da Banda municipal, escolas do município, Secretarias municipais, Centro nativista, Emater, Sindicato dos trabalhadores rurais, Sicredi, Cresol, Grupo da juventude rural, a choperia Hofnung, terno de Reis, e os Trilheiros.
                Ao meio dia foi servido um almoço comunitário e a tarde continuaram as festividades com uma animada reunião dançante.
                Estiveram presentes no evento um público de 1.500 pessoas aproximadamente, sendo esta considerada a maior festa já realizada em Esperança do Sul.
                O Prefeito Senhor Moisés Alfredo Ledur e o Vice Lucini agradecem a todos os participantes e enfatizam que o dia 25 de julho sempre se revestiu de significado cordial: é o Dia do Colono, estendendo ainda suas reverências ao motorista. Em outras palavras, ele remete às origens, aos pioneiros, num momento de celebração e de congraçamento por todos aqueles que, ao longo de décadas, plantaram as bases do desenvolvimento e do progresso municipal.

Data de publicação: 29/07/2019