Aconteceu no último sábado dia 25 de agosto de 2018, o mutirão de limpeza Comunitária em combate ao mosquito aedes aegipty.

O referido mutirão teve como finalidade, o recolhimento de resíduos recicláveis e a eliminação de todos os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, bem como, envolver a população em ações para a eliminação dos focos do mosquito. O ato aconteceu em todo o perímetro urbano e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Obras e Viação.
     O trabalho foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação (rádio comunitária, programa da Administração Municipal, panfletagem casa a casa e carro de som). O total de objetos recolhidos foi um caminhão truque cheio. Os objetos recolhidos foram pneus, garrafas, latas, baldes, tampas, vasos, caixas d´´agua, lonas, etc.
Segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por aedes aegipty (LIRA/LIA), realizado no mês de maio de 2018 mostra que o município de Esperança do Sul apresenta risco MEDIO para infestação do referido vetor, por isso a importância da eliminação do vetor para que esse índice não aumente.
    As Secretarias envolvidas agradecem a participação da comunidade no referido mutirão, ressaltando que juntos somos mais fortes e que o combate ao mosquito aedes começa dentro de nossas próprias casas.

Data de publicação: 27/08/2018