Esperança do Sul realiza a Conferência Municipal de Saúde da Mulher

O Município de Esperança do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no dia 19 de maio de 2017, a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher (1ª CMSMu) do Município de Esperança do Sul.
A Conferencia trata-se de um evento que tem por objetivo analisar as prioridades constantes no documento orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres.
O evento ocorreu junto à Câmara de Vereadores do Município, e contou com a presença de autoridades como Secretário Municipal de Saúde Senhor Ademir Villers da Cruz, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde Valmir Hedlund, a Secretária de Planejamento Senhora Nair Vivian, Primeira Dama Edivana Baron, e do Senhor Adelar Joaquim Chechi, que esteve representando o Prefeito Municipal Moises Ledur, nesse evento, além dos profissionais da saúde e publico em geral.
O tema central da Conferência foi a “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, e contou com duas palestras que orientaram os debates dos eixos temáticos.
A primeira palestrante do evento foi a Doutora Camila Duarte, Procuradora Jurídica do município, que abordou as questões legais no que tange o tema Empoderamento Feminino e o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.
Num segundo momento a Psicóloga Cristiane Closs abordou o tema: o mundo do trabalho e suas conseqüências na vida e na saúde das mulheres.
Após as palestras, realizou-se a discussão dos eixos temáticos, com elaboração de propostas que serão encaminhadas ao Estado, junto com o relatório Final da Conferencia Municipal.
Ainda durante o evento foram eleitos os Delegados que irão representar o município na Conferencia Estadual da Saúde da Mulher, que ocorrerá no mês de junho de 2017 na cidade de Porto Alegre.

Data de publicação: 26/05/2017